LISBOA


Há muito que não tenho vindo aqui acrescentar algo às coisas da minha vida. Aqui fica então um pequeno texto que fiz para a turma de Oficina de Português. É um texto baseado num Documentário de um filme de José Fonseca e Costa.


 
P

ercorremos Lisboa com o olhar. As sete Colinas, o Rio Tejo, as cores das casas, os eléctricos, os Monumentos, as Praças, as Estátuas, os bairros típicos, os Palácios e seus interiores deslumbrantes.

Somos levados pela memória à época dos Descobrimentos e partimos daí até aos dias de hoje. Subimos e descemos as ruas da cidade velha, onde nos perdemos em ruelas estreitas e labirintos de escadarias de calçada, até à cidade nova e moderna de grandes largos e onde emergem figuras que perpetuam a nossa História.

Perdemo-nos então nos detalhes em que normalmente não reparamos - na pressa de um agitado quotidiano - e sentimos aqui, através da poesia que o poeta descreve em cada olhar, que há em cada instante como que parcelas de uma tela magnífica, que se desenha à nossa frente. E descobrimos, afinal, uma cidade de luz, cor, sons e sentimentos que nos invadem a alma e que guardamos no nosso coração.

Lisboa, uma cidade à beira-mar implantada que, percorrida, galgada e absorvida, nos deixa a sensação de que vale a pena conhecer porque a sua alma não é pequena.
 
Carlos Alberto
 
 

Comentários

  1. Ainda não conheço Portugal.Sei que é linda, pois tenho vários amigos blogueiros de lá! Me encanto! Quem sabe um dia? abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, mais uma vez pelo comentário. Se um dia se proporcionar, avise, cá estarei para o que precisar.

    ResponderExcluir
  3. Venho desejar festas felizes e deixar um poema, como se fosse um presente:

    NATAL

    Natal... Na província neva.
    Nos lares aconchegados,
    Um sentimento conserva
    Os sentimentos passados.

    Coração oposta ao mundo,
    Como a família é verdade!
    Meu pensamento é profundo,
    ‘stou só e sonho saudade.

    E como é branca de graça
    A paisagem que não sei,
    Vista de trás da vidraça
    Do lar que nunca terei!

    (Fernando Pessoa )

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Maria do Sol pelo presente e retribuo os votos de Boas Festas com a mesma força e intensidade. Tudo de bom para todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MÃE

O BARBINHAS