poesia avulsa

Por nenhuma razão especial, digamos que apenas por uma questão de timing (e como há muito que não publico nada), vou juntar nesta mensagem alguns poemas que escrevi há já alguns meses e que resolvi agora colocá-los aqui.

 "ÁPICE"
Por momentos senti-me assim:
Acordava e sorria com o sol a invadir-me a alma.
Depois o céu encheu-se de nuvens e, num ápice,
um temporal abateu-se sobre o meu jardim:
As flores murcharam, espezinhadas pela violência da chuva
e eu fechei-me nas sombras do meu quarto.
Deitei-me e cobri-me de medo sob cobertores de ilusão.
 
"DEFEITO"
Revelei-te um segredo meu. Algo de muito mau,
daqueles, tipo, “ela vai fugir de mim”, meu Deus!!!
Hesitei em falar-te dele (assunto sério),
difícil de exprimir em palavras,
porque é defeito de homem.
Nem esperaste um segundo:
olhaste-me nos olhos e disseste
com toda a naturalidade do mundo:
mas qual é o problema?! Eu ajudo-te;
porque só me interessa o amor que te tenho.
Abraçaste-me, beijaste-me e, nesse momento,
senti-me um homem abençoado,
socorrido por um anjo.
Deitei a minha cabeça na almofada,
aconcheguei-me a ti e adormeci a teu lado
com um pensamento: Amo-te mulher.
 

"GOSTAVA"
Gostava que as minhas palavras
tivessem o condão de se transformarem em carícias
e cada letra pudesse ser um beijo dado devagarinho.
 
Gostava que o amor que me transmites
pudesse ser uma aragem fresca
que sopra num entardecer junto ao mar.
 
Gostava de te dar o meu mundo para sorrires,
sentires a paixão do momento
em que o sol se esconde na linha do horizonte.
 
Gostava que aquilo que sou
pudesse ter o poder e a magia
da onda que calmamente chega a praia
e em espuma se espalha pela areia.

Gostava de caminhar descalço
pela borda dessa maré baixa,
molhando os pés contigo a meu lado.
 
Gostava tanto de escrever AMO-TE, na areia,
em letras que pudessem ser lidas da lua.
 
Gostava de ter força, ser forte e ser capaz
de te proporcionar uma viagem até às nuvens
e saltitar contigo de uma para outra,
como duas borboletas enamoradas,
sem medo das vertigens.

Gostava, gostava tanto de te ter aqui.
 
 
"FELIZ"
Faltam-me palavras, sobram-me as emoções.
Fico à espera das tuas no acordar,
mas não estás ao meu lado
para me dizeres: amo-te.
Porque és apenas uma sombra,
um vestígio na minha alma,
uma paixão contida
em que sorrio e choro no mesmo momento,
sem perceber as razões
porque o coração me implora por ti.
Quero-te na proporção inteira do teu ser,
contra quaisquer leis da gravidade
que me empurram para baixo,
se quero ir para cima.
E, nesse momento, ouço-te,
num “bom dia” doce
de quem acorda, saída de um sonho delicioso.
Agora, sim, já tenho razões para sair à rua:
sorrir ao mundo, assobiar às plantas, ao mar, à natureza
e dizer (dizer-te a ti):
“que se houvesse hoje uma eleição
para os dez homens mais felizes do mundo, eu era um deles".
 
 
"ILUSÃO"
 
Acordei com um sonho maravilhoso
que me despertou naquela manhã,
como um sopro de amor
que me beijava o rosto, pela alma.

Quando abri os olhos vi-te
debruçada a olhares para mim e a sorrir.

E ainda a tentar perceber
onde terminava o sonho
e começava a realidade,
abracei-te, para não te deixar fugir.

Senti-te, totalmente,
como se o teu corpo
se fundisse com o meu,
se entranhasse em mim.

Beijei-te, no sonho, não sei.
Beijei-te, na realidade? Não sei.
Só sei que eras tu.
 
E no nosso amor me afoguei
feliz por te ter ali no acordar.
Acordar, é isso.
Tive que acordar
no vazio que me encheu de dor.
 
"POETA"
 
Eu sonhei um dia ser poeta:
desenhar palavras, inventar estórias
à janela de mim, com o coração,
olhando o vento a varrer as folhas
mortas pelo tempo.
 
E no outono da vida.
enquanto me seguro
a este verão que se me escapa
serei apenas com a caneta 
um mero sonhador pateta.
 
CA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

  1. obrigado pelo comentário, mesmo que de origem desconhecida, não deixa, para mim, de ter a mesma importância de um outro qualquer, identificado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MÃE