MEMÓRIAS 2015 (1º SEMESTRE)


Segunda-feira, 16 de Março de 2015 (Torre da Marinha, 21:40h)

“Partilhando com ratos”
É impressionante andarmos aqui nós tão preocupados com a nossa “vidinha” e com as condições que temos nela e, afinal, há gente a viver debaixo da ponte. Gente, como nós, que sem nada que lhes permita viver condignamente, são os caixotes do lixo o seu supermercado e simultaneamente o seu sustento. E é confrangedor ver de tão perto como certas pessoas sobrevivem à vida. São imagens como estas que nos tocam e fazem reflectir sobre o que somos e o que temos. Por isso não me queixo, e digo, sentindo, que sou um homem privilegiado. Nem se percebe como as pessoas se lamentam tanto e acham que as suas vidas são difíceis. Havendo pessoas, mesmo ao nosso lado, a partilharem o seu espaço com ratos à volta e que com eles vivem “portas meias”, vamos queixar-nos do quê? Há um rio que desagua no mar, comboios que os trucidam a todos os momentos, carros que velozmente lhes atropelam, ruidosamente, os ouvidos em zumbidos que já fazem parte da sua existência. Dói só de ver, quanto mais sentir. Passar ali uma só noite já seria um pesadelo; imagine-se uma vida. Uma noite que fosse, seria uma tragédia, uma experiência alucinante que nos mataria de uma só vez. Entretanto, nós vamo-nos perdendo na nossa “vidinha”, em sonhos que gostaríamos de ver realizados, no aconchego do nosso canto.. “Debaixo da ponte”, frase tantas vezes repetida para dizer quanta miséria ela encerra é, na verdade, para alguém tão humano quanto nós, literalmente uma realidade social para quem a vida foi madrasta e que a vivencia todos os dias. Por isso, quando ouvirmos alguém se queixar de que a sua vida é má e difícil é dizermos que vá até à Cruz Quebrada e espreite para debaixo da ponte e imagine-se a viver ali.
 
Carlos Alberto                             
 

Terça-feira, 31 de Março de 2015 (Torre da Marinha, 20:12h)

“Com as mãos no fogo”
Não sei o que vai acontecer a partir daqui, mas como eu acredito no destino, será o que tiver que acontecer. A vida está cheia de surpresas, surgem-nos em cada esquina, e a questão está em sabermos como lidar com elas. Podemos não lhes dar a melhor solução, mas haverá, com certeza, uma, e ela será a resposta certa ao desafio a que nos propusemos. E, na verdade, eu nem sei do que estou à procura. Aliás, como tenho sempre dito “não sei o que quero; só sei o que não quero”. Mas a solução é eu deixar fazer com que o “destino” me leve para aonde eu tiver que ir. Não estou muito seguro de mim, nem sequer sei se estou a agir bem ou mal, de forma correcta, ou não. Portanto, vou apenas seguir o meu instinto, acreditar nas minhas intuições. Também não sei sequer porque o faço e porque procuro o desafio. Mas sei que vou entender tudo quando lá chegar. Talvez comece por levar uma tareia e acabe estendido na lama, mas é o meu propósito, sou eu que só sei ser assim. Abrem-se as portas e eu entro. E neste caso nem peço para entrar, eu entro sem sequer pedir licença. E é isso que me preocupa e aflige. Porque me considero um homem honesto. E vou ter que continuar a sê-lo. E assim se abre a minha vida para um novo desafio. É apenas um dia alegre e muito bonito de sol resplandecente. Um dia de juventude, de partilha de sensações e bem-estar. E pergunta-se: eu atrapalho? Não sei nem quero saber. Eu entro e nem é pela porta. Eu forço até a janela, de forma brusca, abrupta, intempestiva. Sem olhar a meios ou fechaduras, trancas ou o que quer que se intrometa pelo meio, não há entraves ou obstáculos que, no momento da minha decisão de derrubá-los deixam logo de o ser, sem medos, sem contemplações, sem olhar para as consequências. Dentro ou fora, quero lá saber. Este sou eu, em toda a minha irreverência, quando te cubro com o meu amor.

Carlos Alberto  

Quarta-feira, 1 de Abril de 2015 (Torre da Marinha, 02/04 03:19h)

“Bora lá...”
Uma noite longa até que o sono nos separasse. E a noite chegou, de mansinho, como quem chama para a cama e, prego a fundo que se faz tarde, estrada fora com quem foge do destino e, pronto, já era. A luz finou-se. Num repente as velas acesas apagaram-se, num sinal de vento que não houve, num sol que se inundou e a luz, esfumando-se, desapareceu. Era um sonho?. Alguém estendeu um tapete para subirmos as escadas que nos levariam ao céu, mas, meu Deus, que caminhos queres que eu percorra? Fui então, a correr, atrás do teu chamamento e encontrei-me na rua do meu desespero. A loucura, de repente, apoderou-se de mim. Envolveste-me num suspiro e perdi-me na escalada ofegante da conquista de um castelo de ameias recortadas, numa torre que não tinha uma princesa, mas apenas uma mulher. Sonhámos com castelos, entrámos incógnitos por janelas, mas até havia portas abertas para entrarmos. Lisboa, fui atrás de ti, montado, a galope, em meu cavalo de vento e esbarrei nos meus próprios preconceitos que me afectam. Há palavras que deixam de fazer sentido e sentidos que percorrem as palavras certas para expressar sentimentos. E acordamos. Estás lá na ilusão do que sentimos, na paixão do que fomos e somos. Perdidos em insondáveis labirintos, conseguimos encontrar-nos, com paixão, no sorriso que nos coloca no caminho certo. A noite avança, assim irreverente, na loucura de abraços e beijos que nos enchem o corpo. Tentamos descobrir o nosso espaço por trilhos de atalhos em que queremos saber se é o fim do caminho ou o princípio de outro, o certo, que procuramos encontrar. Mas vamos saber no momento em que o vento nos soprar ao ouvido canções de embalar. Fico, no entanto, triste por ter tantos defeitos, achar que é na beleza que está a perfeição e sinto-me tão estúpido que até me magoo na escalada.

Carlos Alberto

Quinta-feira, 14 de Maio de 2015 (Torre da Marinha, 20:25h)

“Noite ou dia de sonho”
As palavras não podem ser ditas de ânimo leve porque, carregadas de amor, podem ferir os sentimentos de quem as perscruta. Neste contexto, os dias também não acabam nem começam porque eles são um prolongamento de si em si mesmos. E neles se desenrolam descritivamente, raptos, torturas, gritos e estertores. Contudo, aqui as palavras são outras e falam do prazer escondido, proferidas em castelos inexpugnáveis que invadimos sem termos ganho uma consciência absoluta do que conquistámos. Aparentemente cegos, somos guiados por instintos, presos e arrastados por cordas invisíveis que nos amarram e nos rebocam até ao mais alto dos confins do mundo. Lisboa está a meus pés. O Tejo é também pano de fundo, enquanto as luzes da cidade, piscando-nos na vista, vão ofuscando-nos os sentidos. Partimos então à procura não sabemos exactamente do quê, mas também queremos muito perceber todos os contornos das linhas do horizonte colocadas diante de nós. Por fim descobrimos. Há foguetes no ar, explosões de cores em todas as direcções, depois a noite ou o dia ­­­­– já não sabemos – avança. E o reboliço é intenso pelo chão, em alternativa ao conforto do maple ali mesmo ao lado. Mas é o duro chão que nos acolhe no abraço, no grito – na noite ou no dia que não acaba e começa – a nudez, o gosto, o gozo, o desejo, os gritos abafados, o outro, a vontade... que se contém. Hirto na determinação, a envolvência não se encaixa e esbarra no pretexto da falta de protecção e segurança das alturas. Assim, restam mãos ciosas tacteando entranhas que percorrem colinas. Bocas que desfolham florestas húmidas e as carregam de beijos. Gestos e armas que aguilhoando muralhas fazem desprender sinos que estridentemente ecoam e se fazem ouvir. Acordamos então para adormecer no cansaço. A manhã já era. É o sol agora na paisagem. Há automóveis na estrada enquanto saboreamos um prazer que ainda nos envolve. A descoberta de todas as curvas, o quarto de paredes forrados de mensagens carregadas de energia que nos engole. Os segredos contados e revelados ao ouvido. Os corpos nus em sonhos feitos em pedaços reais. Ainda o cheiro, o gosto saboroso da fruta que deglutimos. É assim a paixão de uma noite – ou dia – de sonho.

Carlos Alberto
 

Sexta-feira, 19 de Junho de 2015 (Torre da Marinha, 20/06 01:05h)

“Gosto muito de vocês”
Sentei-me. Fechei os olhos olhando para trás e pensei: “tenho de ser diferente e dizer algo de diferente”. Eu não posso continuar a cair na tentação do facilitismo e de ir sempre pelo caminho mais fácil. Sim, quero crescer e estou a crescer, mas tenho que eliminar as ervas daninhas à minha volta. É verdade, também já não sou o mesmo homem de ontem, do meu passado. Sim, ainda choro, mas não pelas mesmas razões. Agradeço a Deus ou ao Universo tudo o que vivi e sofri, mas sem angústia. Sou hoje uma melhor pessoa e, curioso, muito mais feliz do que seria suposto. A vida hoje para mim acaba por ser aquilo que eu sempre desejei que fosse. Era exactamente assim que eu me imaginava viver e nem sabia. Acabei de aperceber-me que, afinal, sou hoje aquilo que sempre desejei ser. Um homem livre, que faz as suas escolhas (aparentes) e que segue o caminho ou caminhos que quer. Não preciso de ser prepotente, não preciso de impôr nada, nem de me insinuar a ninguém. Tudo o que é bom vem ter comigo, e eu só penso naquilo que me dá felicidade. E uma das conclusões a que chego é que não ser de ninguém é hoje um dos meus maiores bens e não me aflijo nada com aquilo que não tenho ou não é meu. Considero-me também um homem abençoado e muito feliz com o que me rodeia. A solidão não é meu lema e estar só hoje – quando sozinho – é apenas minha opção. Porque quero ser eu a decidir se saio, e quando saio de casa, daqui ou dali. Porque sou eu que decido se como carne ou peixe, se me apetece ou não; porque sou eu que decido se é bom ou mau para mim e sou eu que escolho quem quero para ser meu amigo e isto basta-me. E, de facto, tenho hoje vários amigos e amigas graças a essa minha liberdade de escolha. Por isso posso dizer e quero dizer que gosto muito de ti Victória, gosto muito de ti Cristina, gosto muito de ti Sónia e gosto muito da gente que gosta de mim, nomeadamente, de ti que acabaste de ler esta página agora.     

Carlos Alberto

PS: Estes resumos fazem parte de transcrições das páginas manuscritas do meu Diário que embora estejam já lá para trás no tempo, valem hoje o que valem.

Entretanto, e porque fiz várias alterações pontuais neles, a minha opção actualmente é “enaltecer esses textos escritos” e assim, com essas pinceladas, pretender apenas dar algum carácter literário e mais apelativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÃE